sexta-feira, 31 de março de 2017

Ideia maluca arrecada 6 milhões em 10 dias para matar a fome na Somália.


Fome. Um belo exemplo de que quando a gente quer ajudar, tem que arregaçar as mangas e fazer… não ficar esperando, nem lamentando. Ideia aparentemente maluca também vale!
Cinco amigos souberam pela BBC que, recentemente, pelo menos 26 pessoas morreram de fome, na região de Jubalândia no sul da Somália, na África.
Depois chegou outra notícia trágica: de que uma criança de 6 anos havia morrido de desidratação após caminhar 90 milhas – 144 km – com a mãe para buscar água.
Chaka, Casey, Juanpa, Ben e Amanda tiveram uma ideia: “convencer a companhia aérea Turkish Airlines a nos deixar usar um dos seus vôos para a Somalia e lotá-lo com comida”.
Em seguida Jérrôme Jarre ,uma estrela do Snapchat, ficou sabendo da campanha e deu uma força gravando um vídeo em sua página.

O jovem fez um desabafo com a hashtag #TurkishAirlinesHelpSomalia, pedindo à empresa aérea Turkish Airlines – que serve a região – para levar os alimentos para a população carente.
A campanha foi abraçada também por uma das maiores estrelas de Hollywood, Ben Stiller.
Acionada pela hashtag, a Turkish Airlines respondeu e disse que forneceria um avião para levar a comida à África, num prazo de 10 dias.
Foi o tempo que os amigos tiveram para abrir uma campanha no site de crowdfunding GoFundMe, onde arrecadaram US$ 2 milhões – mais de R$ 6 milhões – para levar alimentos a 74 mil pessoas na Somália.
A comida
Eles decidiram mandar arroz, óleo de cozinha vegetal, biscoitos nutricionais, farinha, açúcar e mingau, mas foram informados por várias ONGs locais que, da próxima vez, é melhor comprar os alimentos na Somália para movimentar o mercado estagnado.
E assim será depois da primeira carga, que irá de Istambul com Plumpy’nut um produto destinado para crianças desnutridas.
O dinheiro arrecadado vai ajudar também no abastecimento de água e comprar caminhões para transportá-la. Isso dará para matar a sede de mais de 100 famílias por dia, prevê a campanha.

Foto: Reprodução/Gofundme


Com informações do Agi.it