sábado, 21 de janeiro de 2017

Restaurante Robin Hood, na Espanha, cobra dos ricos e dá aos pobres

São Paulo, Brasil, 21 de janeiro de 2017.

Fonte: Notícia do "The New York Times". LINK AQUI.


O  Restaurante Robin Hood, na Espanha, está dando exemplo de como a boa vontade e o desejo de fazer o bem (independente da iniciativa do Estado), podem contribuir para o bem estar social, bastando, para isso, abrir mão da ganância desmedida e utilizar da criatividade.

O empreendimento é iniciativa de Ángel Garcia Rodriguez, 79 anos, meio padre, meio empreendedor sem fins lucrativos, e que passou a vida trabalhando pela população carente. Pouco convencional até no jeito de se vestir (o Padre Ángel prefere o terno e gravata à batina), em 2015, assumiu uma igreja abandonada, a San Antón de Madri, e a transformou em algo parecido com um centro comunitário.

Todos os seus projetos têm em comum o propósito de auxiliar a sustentar a população mais necessitada. Ele é experiente em iniciativas pouco ortodoxas de contribuição para o bem estar social. Dirige a ONG "Mensajeros de la Paz", que emprega 3900 pessoas, conta com 5 mil voluntários e oferece casas de repouso para idosos, orfanatos, centros de reabilitação para dependentes e outros serviços sociais, na Espanha e em cerca de 50 países ao redor do mundo.

Os "Restaurantes Robin Hood" contam com quatro filiais. Esse modelo inusitado de empreendimento não pretende roubar dos ricos para dar aos pobres, como sugere o nome,  mas, com a arrecadação obtida da clientela pagante no café da manhã e no almoço custeia o jantar gratuito para os moradores de rua.

O Padre afirma que, além de receber assistência básica, as pessoas precisam recuperar o senso de dignidade que é perdido quando se alimentam apenas de sopa gratuita. Considera que "ser servido por um garçom trajando um belo uniforme e comer com talheres apropriados, em vez de um garfo de plástico, é trazer de volta um pouco da dignidade perdida."

Um de seus clientes do período noturno, Ángel Castillo, ex-cozinheiro e morador de rua há 16 anos, afirma, satisfeito: 

"Comer em restaurante torna a comida mais especial".

Outro cliente, um romeno de 41 anos, informou que estava pela primeira vez em um restaurante, desde que se tornara desempregado, havia 4 anos e disse:

"É difícil de acreditar que eu posso sentar e comer aqui sem pagar um tostão. A gente chega a um ponto em que algo como isso faz com que se sinta especial."

Certamente, o Padre Ángel Garcia Rodriguez compreendeu e aplica a lição evangélica de compartilhar e fazer o bem. É, com certeza, um nome cuja história merece ser seguida e um exemplo para inspirar qualquer um que almeje contribuir para a construção um mundo melhor.